quarta-feira, 29 de abril de 2009

Alô, Santa Catarina, alô, Rio Grande do Sul!
















"A RBS NO BANCO DOS RÉUS."

Este é o título da matéria assinada pela jornalista Elaine Tavares e que foi postada no site do também jornalista Luiz Carlos Azenha. O assunto em pauta, diz respeito, principalmente, a todos os catarinenses, mas serve de alerta também a todos os brasileiros que são vitimas, diariamente, do meios de comunicações, que lhes tomam os corações e mentes.
Aqui está o link para quem quiser ler:

terça-feira, 28 de abril de 2009

Nietzsche e Wilde




NIETZSCHE E WILDE

Ontem à noite, 27/04, aconteceu o encontro do Grupo de Estudos e Discussão em Filosofia, que discutiu o filósofo alemão, Friedrich Nietzsche (1844-1900). Infelizmente, a adesão não foi a esperada. Constatei que, a ausência de um maior número de pessoas no encontro, deveu-se ao dia, segunda-feira e ao horário, 20:30hs. É que a maioria das pessoas interessadas estava em sala de aula; estudantes e professores. Todavia, a iniciativa valeu pelo seu ineditismo – filosofia discutida em mesa de bar em Itajaí - e pelo empenho de seus organizadores; Miguel Angel Rodriguez. e Gustavo Hasselmann. Mesmo com um número muito reduzido de participantes, o debate e as considerações aconteceram de forma entusiasmada.

Só para lembrar que, o encontro de ontem, coincidiu com a realização do 43º Sarau Benedito, evento literário quinzenal, que se seguiu após o debate filosófico. O Sarau acontece às segundas-feiras no Café e Cultura, dentro do Mercado Público de Itajaí. O de ontem, homenageou o poeta e escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900).

Quanto ao grupo de filosofia, resta aos organizadores, repensarem outro dia da semana e um novo horário, para que possa aglutinar todos interessados que não puderam estar presentes nesse primeiro encontro. E para não magoar nem a os filósofos do grupo, nem os poetas do sarau, cito aqui dois pensamentos; um do Nietzsche e outro de Wilde:

- “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras” - Friedrich Nietzsche


- “Não confie numa mulher que diz sua verdadeira idade. Se ela diz isso, é capaz de dizer qualquer coisa.” - Oscar Wilde
Atenção: Para entrar em contato com os responsáveis pelo grupo, escreva para o seguinte endereço: mailto:ffilosofia_em_debate@grupos.com.br

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Paladinos da verdade


























Hoje, no Brasil, anda difícil a gente acreditar nas notícias que nos chegam através dos órgãos de imprensa, que, em sua maioria, resolveram defender os interesses dos chamados poderosos. Grande parte da imprensa brasileira se comprometeu com o que, no jargão jornalístico, é conhecido como factóide: notícia falsa ou sem comprovação.

Na verdade, estas instituições responsáveis pela informação nacional, nunca foram isentas, o que seriam o pressuposto básico de uma imprensa séria e imparcial. Todas fazem parte de famílias com interesses políticos e econômicos, que nada têm a ver com a grande maioria da população, que anda órfã de notícias verdadeiras.

Assim, se faz necessário a divulgação dos nomes dos jornalistas que estão comprometidos com a informação imparcial e isenta, neste caso, são alguns que através da internet, resolveram botar a boca no trombone e serem os contrapontos da grande imprensa (Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Veja, Isto É, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, Rede Globo e suas afiliadas, Rede Bandeirantes e tantas outras). Quatro jornalistas se destacam nesse universo sério e comprometido com a verdade: Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif e Mino Carta. Estes quatro paladinos da verdade, que já fizeram parte da chamada grande imprensa e que não se deram bem com as linhas editoriais da mesma, resolveram trabalhar com independência e isenção. São eles que nos ajudam a entender melhor tudo o que acontece, principalmente, no que se refere à política e economia do Brasil.

Com isso, ganhamos todos nós, por contarmos como esses quatro olhares, a nos revelar a verdade dentro das notícias que nos chegam diariamente através dos rádios, emissoras de televisão, jornais e revistas.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Os Três Mosqueteiros








O que acabamos de assistir ontem, no plenário do Superior Tribunal Federal, foi uma prova de que tudo tem limite. As coisas estavam tão fora dos eixos dentro STF, que até o impoluto e discreto juiz Joaquim Barbosa, perdeu a sua “finesse” e vomitou tudo que, em parte, a opinião pública gostaria que fosse dito ao ministro falastrão, Gilmar Mendes. O interessante, é que nesses últimos tempos, o Brasil elevou ao patamar do heroísmo, três homens que resolveram atuar contra uma horda de poderosos, leia-se aí a grande imprensa, - Veja, O Globo, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Rede Bandeirantes, Rede Globo e Rede Record - escrita e televisada, políticos e empresários, que, até então, pareciam inatingíveis. Esses novos heróis são: o juiz federal Fausto De Sanctis, o delegado da PF Protógenes Queiroz e, mais recentemente, o juiz do STF Joaquim Barbosa. Apesar da bagunça que se instalou nos três poderes, felizmente, estão surgindo pessoas como essas que acabei de citar que levam a sério o que fazem. Talvez eles não sejam todos santos, mas já mostraram quem são os verdadeiros diabos e quais são suas diabruras. Saiam de retro, Satanases!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ministro Joaquim Barbosa



Esse é que é realmente o cara!

Hoje é dia de Jorge e do livro





Hoje é dia de São Jorge! Viva Jorge! Também, hoje, é o dia do livro. Vamos doar um ou mais livros, mesmo pra quem não gosta de ler! Quem sabe um dia, essa pessoa esteja solitária e não tenha ninguém pra conversar, então ela olhará pro livro que você a presenteou e, nele, encontra o amigo que faltava. Então, vamos dar um viva também para livro. Viva o livro!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Grupo de Estudo e Discussão em Filosofia

Grupo de Estudo

Amigos, por favor não confundam filosofia no boteco, com filosofia de boteco!

"Elegeu-se, para dar início às atividades deste grupo, o estudo de um filósofo de grande repercussão no desenvolvimento das artes e das ciências humanas no século XX, e que ainda é pouco estudado fora do âmbito da academia, trata-se de Friedrich Nietzsche.

Neste momento, portanto, convidamos a todos os interessados para participar do estudo que intitulamos de “Pensamento nietzscheano: origens e desdobramentos”. O texto base das primeiras reuniões será o livro “A filosofia na época trágica dos gregos”, do filósofo em questão, composto provavelmente em 1873 e publicado somente após sua morte."


GRUPO DE ESTUDO E DISCUSSÃO EM FILOSOFIATEMA: “PENSAMENTO NIETZSCHEANO: ORIGENS E DESDOBRAMENTOS”
27/04 ÀS 20:30HS (PRIMEIRA REUNIÃO)
Café e Cultura (Mercado Velho de Itajaí)


Para entrar em contato com os responsáveis pelo grupo, escreva para o seguinte endereço:
filosofia_em_debate@grupos.com.br

A propósito desse encontro, cito o escritor e filósofo Alain De Botton que reafirma que o principal impulso que pode levar alguém a se dedicar à filosofia não é o de saber mais, mas o de viver melhor. Por isso, é que devemos ir até o Café e Cultura, o boteco mais charmoso do pedaço, para, por alguns momentos, vivermos melhor, apesar do homenageado da noite, Friederich Nietzsche, achar que boteco e igreja são a mesma coisa! Amém!





sexta-feira, 17 de abril de 2009

News



NEWS

* Às 14:45, horário de Brasília, aviões de caça da Coréia do Norte, invadiram o território americano, causando o maior pandemônio nas populações do estado de Nevada! O Alerta só foi dado minutos depois que os aviões comunistas foram vistos sobrevoando o território americano. Os sistemas de defesa da chamada maior potência do planeta se mostraram inoperantes. Várias cidades foram bombardeadas, causando centenas de baixas. Um dos caças coreanos foi abatido por um ex-combatente da guerra do Vietnam, que usou de uma velha bazuca para interceptar a aeronave invasora num tiro certeiro. Navios americanos estacionados no Mar da China estão se movimentando e tudo faz crer que haverá um ataque em massa dos Estados Unidos contra o território norte-coreano: “Vamos responder à altura!”, disse a secretária de defesa Lilly Marlene Clinton. Em tempo: o presidente americano Lee Chang Martinez da Silva se encontra isolado em alguma base nuclear no meio-oeste, enquanto o vice-presidente Bob Zie-Zie Macombo, se encontra a bordo do porta-aviões US Barack Hussein Obama.

* O ex-cantor Michael Jackson, finalmente, foi encontrado nas montanhas rochosas, depois de 20 dias de buscas dos grupos de resgate. O ex-astro da música pop mundial havia desaparecido quando foi acampar com um grupo de escoteiros mirins naquela região. As autoridades disseram que restos humanos foram encontrados no local onde o ex-cantor foi resgatado. As condições de saúde dele são boas, mas Mr.Jackson pareceu fora de si, falando palavras desconexas: “Ele repete constantemente que não comeu nenhuma das crianças do grupo!”, disse o médico responsável pela equipe de salvamento, Robert Navarro, apesar das autoridades suspeitarem de que o ex-pop star tem a ver com os restos mortais do garotos escoteiros.

* O papa Bento XVI,102, caiu da escada do avião papal, neste fim de semana, quando sua santidade chegava à ilha Galápagos, para uma visita de recreio, onde iria tomar sol. Seu estado de saúde é instável e o santo padre poderá ficar paraplégico. Os médicos responsáveis disseram que ele não poderá falar e se comunicará apenas por meio de um aparelho, que tudo indica, será igual ao do físico Stephen Hawking. Fontes do Vaticano disseram que, se confirmada a impossibilidade do papa responder aos estímulos básicos para se comunicar, Bento XVI poderá dar lugar a outro, que tudo indica seja o cardeal chinês e ex-comunista, Zin Wang Wong, conhecido no passado como Zin “chop-off heads”.

* O Barcelona acabou de contratar o maior jogador da atualidade e da seleção do Polo Norte, o esquimó, Kanty Makchuk, por nada mais nada menos do que 850 milhões de Sarkozies. O craque estreará contra o São Cristovão, time carioca tri-campeão da Taça Trans-Continental. A partida será no estádio Nacional de Ruanda.

* O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi encontrado perdido pelas ruas de São Paulo. O ex-mandatário brasileiro estava internado num asilo de velhinhos. Testemunhas disseram que ele se comportava normalmente, mas que depois que recebeu a visita do também ex-presidente Lula, que foi visitá-lo para lhe entregar uma lembrança, FHC teve um ataque súbito e pulou o muro da casa de repouso, que tem 3 metros e meio e sumiu na noite. Perguntado que tipo de lembrança FHC recebeu de Lula, a testemunha, que não quis se identificar, disse que se tratava de uma cópia de um diploma da ONU, outorgando a Lula a presidência honorária das Nações Unidas.

* A maior sensação da atualidade, o refrigerante Coca-Juana, estará lançando a sua versão diet. A festa será na Torre Eiffel. Perguntado, o criador da campanha da bebida, o veterano publicitário Marcelo D2, esclareceu: “A escolha da famosa torre foi para justificar o slogan da campanha “Quanto mais alto melhor!” O refrigerante holandês na sua nova versão, promete fazer a cabeça dos jovens ao redor do mundo. David Beckham, o ex-craque inglês, sócio da Coca-Juana, estará presente ao lançamento assim como Ringo Star II, também sócio da empresa. A conta publicitária do Coca-Juana continuará com WOW-YEAH! Advertising, disse o jamaicano Bob “Rolling-grass” Worley.

* Depois de muitos anos de hegemonia, a ex-Rede Globo de Televisão, agora chamada de Rede Macunaíma de Comunicações, fechou parceria com a TV Bolivariana. O acordo foi fechado entre o presidente vitalício da Venezuela, Hugo Chaves, no seu 12º mandato e o presidente da rede de televisão o ex-jogador de futebol e reverendo da Igreja Embaixada de Deus, Ronaldinho Gaúcho de Deus e o vice-presidente Galvão Bueno. A duas redes irão transmitir em conjunto suas programações para toda America latina e Caribe.

* Foi inaugurada a ponte que ligará as cidades de Itajaí e Navegantes, no litoral Norte de Santa Catarina. Estiveram presentes ao evento, o presidente da república, o ex-ator Selton Melo, o governador de Santa Catarina, o ex-tenista Gustavo Kurten, os prefeitos Sebastião Oliveira, de Itajaí e Rafaelo De Góes, de Navegantes. A partir de agora, as duas populações trafegarão pela ponte sem ter que pagar nada, já que, com a nova ponte, as barcas que trafegavam pelo rio, serão desativadas e virarão escolas. A ponte, que se chamará Beto Carrero, permitirá a passagem de grandes navios, atendendo aos dois portos vizinhos. A obra custou 345 milhões de Pelés, moeda brasileira recém criada e muito polemica, segundo a papisa da economia e ministra, Mirian Leitão.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Filosofia do jeito que você vê e faz a vida!
















Miguel Angel Schimitt Rodriguez - Historiador - clicado por Guilherme Meneghelli

Vem aí um encontro de filosofia que vai dar o que falar. Será no Café & Cultura, no Mercado Velho de Itajaí, dia 27/04 às 20:30hs. Fiquem de olho, pois esta será a oportunidade de você conversar sobre filosofia, como quem conversa com a turma!

Atenção: É aberto pra todos que consigam articular pelo menos uma palavra inteligível.
Para entrar em contato com os responsáveis pelo grupo, escreva para o seguinte endereço: fundador-filosofia_em_debate@grupos.com.br

Apoio cultural muito doido merrimão!

























terça-feira, 7 de abril de 2009

Condomínio de pequenas histórias



CONDOMÍNIO DE PEQUENAS HISTÓRIAS

1º ANDAR / Apartamento 03

– Sebastiana, abriu a geladeira e gritou em direção à sala de estar: “Não tem mais leite!” Dorval, que estava lendo jornal, levantou-se e foi ver com os próprios olhos, já que na quarta feira, dia de fazer compras, havia trazido leite suficiente para a semana inteira. Ele nunca se deu conta de que Sebastiana tinha cinco gatos e dois netinhos e um filho adotivo pequeno, lá no seu barraco. Coitada, ainda tinha que lavar roupa pra fora, como por exemplo as camisetas do fedelho do 6º andar, que não tinha modos quando comia macarronada com almôndegas.

2º ANDAR / Apartamento 06

– Dona Silvana, da congregação Filhas de Maria, deixou de lado o seu terço e foi atender o telefone; era sua sobrinha, Anita, que acabara de chegar ao aeroporto, avisando que em poucos minutos estaria com ela. Anita desligou o telefone, mas antes disse que ela e a sua amiga Alice caíram no pau com uma velha argentina, tudo por causa de um taxi.

3º ANDAR / Apartamento 11

– Juca sentou-se no vaso com a cara para a parede. Na mão esquerda ele segurava uma revista de homens pelados e começou a falar baixinho, quase sussurrando: Linda, gostosa, bocetuda, vou te foder todinha, enquanto se masturbava, mas quase caiu quando sua avó entrou no banheiro levantando a saia e arriando as calçolas; Juca prometeu a si mesmo nunca mais esquecer de trancar a porta do banheiro. Ele correu feito louco do apartamento, escada abaixo e esbarrou em Valdir, amiguinho de Bartolomeu, morador do 7º andar que estava descendo...

4º ANDAR / Apartamento 17

– Luís fechou a porta com raiva e saiu. Dalva continuou a gritar chamando-o de todo o tipo de palavrão, enquanto segurava a cueca dele em uma das mãos e na outra a colher de pau suja de feijão. Lourinha, a vizinha do lado, ficou na dúvida se a marca de batom barato saia com só um esfregadinha de mão, quando perguntada por Dalva.

5º ANDAR / Apartamento 21

– Pedrinho, vestindo a camisa da seleção da Argentina, fazia embaixadinha com uma bola no seu quarto, quando seu pai, Arnaldo, entrou. Surpreso por ver o filho com a 10 de Dieguito, gritou: “Porra, Pedrinho, já te falei pra não usar essa merda aqui em casa!” Sua mãe, Carmelita, gritou da cozinha querendo saber o que estava acontecendo e mandou Arnaldo se apressar para pegar sua mãe no aeroporto, vinda de Buenos Aires, pois a velha tinha se metido em confusão com duas garotas.

6º ANDAR / Apartamento 26

– Artur, Neuza, Lúcia e Carlinhos estavam à mesa almoçando. Carlinhos pediu para repetir a macarronada com almôndegas, mas sua mãe, em vez de servir-lhe mais, ralhava por ele ter a roupa toda suja de molho de tomate. Enquanto isso, na TV, William Bonner dava a notícia de que um bando de cachorros havia comido duas crianças gêmeas, que dormiam num quarto, atrás do canil e que a polícia estava tentando identificar quem foi que deixou a porta do estabelecimento aberta, provocando aquela tragédia.

7º ANDAR /Apartamento 28

– Bartolomeu pegou o tubo de vaselina e entregou para Valdir; já sem roupa, Valdir começou a lambuzar o traseiro de Bartolomeu, que procurava se equilibrar de quatro em cima do sofá que sua mãe lhe mandara de Taubaté, no seu aniversário. Valdir iria embora bem cedinho para Campinas e não voltaria nunca mais a ver o seu ex-namorado. Só que ele não foi embora, esbarrou com Juca do 3º andar, correndo de sua avó e foi amor à primeira vista. A partir dali, Valdir não deixou Juca em paz, pra tristeza de Bartolomeu.

8º ANDAR / Apartamento 32

– Duas baratas rondavam a fruteira de porcelana, passeando descontraídas sobre duas laranjas, cinco bananas, um abacaxi e dois caquis maduros. A campainha do telefone, finalmente, parou de tocar e quem quer que estivesse tentando falar, não imaginava que Nelson, Vilma e Dudu, estariam naquele momento na praia comendo sanduíches, sem notarem que os filhotes do casal que rondava a fruteira, passeavam por entre o pão e a mortadela.

9º ANDAR / Apartamento 38

– Belinha e Amadeu transavam no quarto, enquanto do outro lado da rua, no edifício em frente, Chico os espiava com um par de binóculos. Dois clarões, acompanhados de dois barulhos secos, quase inaudíveis, devido à distância entre os dois prédios, pegaram Chico de surpresa. Não demorou muito, a polícia estacionou dois carros em frente ao edifício onde Belinha transava com o amante, quando Humberto chegou de surpresa, depois que Lourinha, a vizinha do 4º andar, lhe fofocou que Belinha, sua mulher andava lhe traindo.

10º ANDAR / Apartamento 47

– Altamiro acabava de colocar a última toalha molhada embaixo da porta da cozinha, como fizera na sala e do terraço. Deitou-se e fechou os olhos, minutos depois lembrou que tinha esquecido o papel onde escrevera algumas linhas, mas era tarde, o gás já havia tomado todo o lugar. O bilhete mencionava o trabalho que Altamiro fazia com os animais e lamentava ter deixado a porta do canil aberta. Seus pais, no dia seguinte, chegaram do interior para vender o apartamento todo queimado e pro enterro do filho que foi velado com Dona Silvana, que morreu de ataque cardíaco, quando pegou a sobrinha transando com Alice, sua namorada argentina.

11º ANDAR / Apartamento 58

– Um carteado corria solto até que o porteiro, Zezin bateu à porta avisando que a policia havia chegado ao prédio! Correria total. Um amigo de Luís do 4º andar, chamado Cabeção, não morador do edifício, mas jogador freqüente, escorregou com um cigarro aceso na mão, quando estava descendo as escadas. O cigarro rolou para dentro do apê de Altamiro do 10º andar! Cabeção ficou no Hospital de Queimados por muitas semanas e nunca mais foi jogar cartas com os amigos!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O que mais falta comprar?




O QUE MAIS FALTA COMPRAR?

Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O local estava apinhado de aficionados da leitura, entre eles Orlando, que tinha acabado de ver alguns títulos. Quando ia se encaminhando para o caixa, parou. Tinha esquecido alguma coisa. Foi andando devagar.

À frente, estavam: um policial, um médico e um religioso. O policial era um tanto franzino em relação ao médico; um tipo mignon, discreto, poderia passar despercebido. Rechonchudo, o médico era mais chamativo; já o religioso estava entre os dois. O policial foi o primeiro a chegar. Em seguida, o médico e por último o religioso, que, por sinal, era do tipo que faz a cabeça de qualquer adolescente.

A caixa olhou-os de cima a baixo e... Orlando a interrompeu. Ele perguntou se ela poderia esperar um pouquinho. A moça olhou pra ele, depois para a fila que tinha se formado atrás dele e disse que não poderia demorar muito. Uma senhora, que estava logo atrás, não se conteve e perguntou o que havia acontecido. Orlando disse-lhe que tinha esquecido alguma coisa. A senhora, então, falou: “Pelo que estou vendo, o senhor comprou um policial, um médico e até um religioso. O que está faltando o senhor comprar? Vai dizer que é um político?! Ela e a caixa riram pra valer.

Orlando olhou para o médico, “Atlas en color de medicina legal” em Espanhol de Schneider David, que era para Fernando, o filho mais velho; o policial, “Os Crimes do Mosaico”, de Dante Alighieri, para Adelina, sua mulher e, finalmente, o religioso, “Deus e suas criações” de Márcia Williams, era para Lucinha, a caçula querida... Aí, olhando para a senhora, exclamou: “Mas claro, um político!” Só que não saberia qual... Havia tantos políticos pra comprar!...

(mais outro conto para Contos da Cultura)