quinta-feira, 27 de maio de 2010

Reflexões para uma semana morta















Vou falar de uma protuberância muito discutida, atualmente; não é o Himalaia, nem Everest e nem muito menos o monte Fuji, é a barriga!


A barriga tem sido problema e solução para muitos. Vejamos: no caso de solução, é só vê os comentários sobre o chamado “barriga de tanquinho”. Sempre chamando a atenção da mulherada; problema: quando ela consegue esconder o seu bilau!


Eu sempre pensei que a barriga fosse mesmo um sinal de status, ao assistir aos filmes de gângsteres. Al Capone era o seu maior exemplo. Tinham muitos, principalmente, na casa nostra; barrigudos a base de massa.


Os mais famosos barrigudos da história são muitos. Vou exemplificar alguns: comecemos com o nosso e, também, dos portugueses, Dom João VI. Sua majestade tinha mesmo um barrigão segundo as pinturas existentes nos museus; também pudera Joãozinho comia um frango besta. Tem Papai Noel, Sancho Pança - o fiel escudeiro do Cavaleiro da Triste Figura, Dom Quixote de La Mancha. Ah, me lembrei: o Gordo, da dupla Stan Laurel e Oliver Hardy e também, os que ficaram gordos depois de velhos como: Hitchcock, Orson Wells e Marlon Brando e por ai vai.


Eu sei que o Brasil tem produzido os seus barrigudos famosos também, senão vejamos: o Presidente Getúlio Vargas, já numa certa idade, o compositor pernambucano Antônio Maria, o indefectível Jô Soares, e o não menos indefectível Fausto Silva, mais conhecido com Faustão, e, mais recentemente, o Ronaldo, o fenômeno. Não! Tô brincando. O Ronaldo está apenas cheinho. Eu só sei que existe uma porrada de barrigudos por aí, escondidos no anonimato ou quem sabe escondidos por trás de suas proeminentes panças.


A barriga tem realmente sido um grande problema da sociedade moderna, principalmente, no que diz respeito às mulheres. Desesperadas, elas logo procuram um especialista quando uma pequena porção de gordura começa a aparecer e, reparem que eu não estou falando dos famosos pneuzinhos, mas pequenas barriguinhas que se formam nas laterais do buchão. É certo que, hoje, parte desse problema, já pode ser resolvido com uma lipo, contudo, essa saída, às vezes, tem sido, em vez de solução, um problema daqueles. Quantas vezes ouvimos ou lemos acerca de mortes provocadas pelas lipoaspirações? Então, essa saída para diminuir a referida protuberância, não é aconselhável em muitos casos, como se sabe.


O que sobra então? Os indesejáveis exercícios físicos! Estes, por sua vez, trazem consigo também problemas que podem em vez de solução, levar dissabores à saúde do barrigudo em questão, se usados erroneamente.


Como todos sabem, as academias estão ai, disseminadas como barracas de cachorro quente. Em toda esquina tem uma. É só pagar e você, homem, já pode olhar bundinhas subindo e descendo, ao som de alguma musica eletrônica daquelas que irrita até cachorro surdo.


Como se vê o que todos querem, é acabar com as indesejáveis protuberâncias como quem quer dar cabo do mosquito da dengue, por exemplo, ou ainda, como os eleitores que querem se ver livre dos malas lá de Brasília.


Por falar em mosquito da dengue, eu cheguei à conclusão de que os mosquitos não têm problema com as suas barriguinhas, muito menos os outros bichos. Realmente, eu nunca vi um Papa-Capim, o passarinho, comentando com outro sobre o assunto em questão: “Olha, a Papa Capim, do galho de baixo, tá malhando pra acabar com aquela barriguinha. E você, o que tem feito?”.


Até o camelo encontrou uma solução, que eu acho que podemos aprender com eles ou seja: mudar de posição a sua barriguinha de banha... Não, nada disso! Pensando bem, não dá, pois o único lugar pra onde a barriga migraria seria pras costas e ai, ficaríamos todos corcundas. Ninguém quer deixar de ser barrigudo pra virar um corcunda, não é mesmo? Eu, pelo menos não quero.


Num tem jeito. Temos que conviver com ela. Transformá-la numa companheira, cuja amizade pode nos trazer bem estar e segurança. Você não ficaria deprimido se pudesse contar com ela para soltar-se, confessar todas as suas frustrações, etc. Mas teria um problema: quem não gostaria disso seriam os psicólogos e os psiquiatras, que perderiam os seus pacientes e, por conseguinte, as suas profissões. Já pensou um psiquiatra comentado, triste e solitário no balcão de um bar esfumaçado, em plena madrugada, pro garçom: “Acabei de perder mais um paciente! Enquanto o garçom lhe pergunta, curioso: “Ele se matou?”Ao que o médico responde “Não, ele conseguiu fazer amizade com a sua barriga!”Cruel, não é mesmo, mas pode ser uma solução. Quem sabe, né?!


Assim, aconselho a todos que adquiriram essa amiga dileta e companheira de todos os momentos, a aceitá-la e a trocar com ela algumas ideias e, se possível, que seja num boteco da hora, bebendo um chopinho bem gelado, acompanhado por um torresminho.

terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Solta um pretinho aí!






















Hoje, 24de Maio, é o Dia Nacional do Café.

O nosso pretinho de cada dia, já foi a nossa maior riqueza, assim como, o seu maior escudeiro, o açucar. Vale aqui também registrar que essas duas riquezas foram exploradas as custas de muitos lombos negros em sangue e de vidas escravas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Descoberto o ponto G!













O professor Boris Yeleve Ivanovich, professor doutor da Universidade Acadêmica de Kiev, descobriu, finalmente o misterioso ponto G, para espanto e convulsão do meio acadêmico mundial nos últimos tempos.

Boris nos recebeu em seu chalé de inverno localizado nos arredores de Kiev. Ele relatou sua descoberta cujo conteúdo eu aqui descrevo e que confirma que todas as grandes descobertas acontecem na maioria das vezes em situações triviais do dia a dia.

Nos contou Boris que, numa tarde de muito frio de Outubro de 2006, ele acabara de chegar a sua casa, depois de um dia exaustivo de aulas e palestras. Enquanto jogava xadrez com o seu cão siberiano Ruska, começou a reparar na sua esposa, Yelena, professora de ensino médio num subúrbio da capital, enquanto ela arrumava as coisas na sala. Aos poucos, Boris foi tendo uma ereção por conta dos trejeitos de sua querida mulher e companheira por mais de 40 anos.

Ele afastou o tabuleiro e deu a Ruska um osso de borracha, que ganhara de um colega da universidade que viajara pra Holanda para uma conferência sobre cachorros: “A psicologia canina e os seus efeitos nos gatos”. O brinquedo era para que o cão não molestasse os dois colegas quando estivessem jogando xadrez. Com o animal entretido, Boris se jogou sobre a mulher, que, a princípio, pensou que ele estivesse tendo um ataque de epilepsia, mas logo entendeu a real intenção do marido catedrático. Jogados no sofá, depois de algum tempo, finalmente eles tiraram as suas vestimentas de frio e começaram a cópula.

Lá pelas tantas, sem ver nenhuma reação aparente de gozo de sua companheira, coisa normal nos seus 40 anos juntos, Boris teve a idéia de pegar um pilão de esmagar alho e, tomado por um sentimento lascivo meio doentio, introduziu o objeto na vagina de Yelena. Após movimentos frenéticos de dentro pra fora e de fora pra dentro, ela deu um urro de prazer que fez Ruska correr da sala e se esconder dentro da lareira, mas o cão não demorou por lá, pois o espaço estava em brasas, queimando boa parte do pelo do pobre animal. “Você acredita que os anos se passaram e o cão ainda lembrava com pavor aquele momento trágico?” E explicou: “É que para o cachorro, toda vez que Yelena começava a cantar aquelas velhas canções russas, o pobre saía e debandada neve afora.” – confessou Boris entre um gole de vodka e uma tragada no cachimbo e continuou seu relato.

Yelena não parava de gozar. Boris interrompeu o coito artificial e deixou a parceira jogada de pernas pro ar, modos que o fez lembrar o pato de Kiev que eles comiam nas festas comemorativas de seu casamento. Boris correu imediatamente para a sua mala de guardar vodkas, tirou de lá um aparelho portátil de ultra-sonografia, desenvolvido pelos cientistas da “Nasa” russa e retornou para Yelena, que ainda estava meio desacordada pelo êxtase orgástico. Boris preparou o aparelho, lambuzou a mulher com banha de porco – não havia gel! -, depois com a mão direita ele passou o aparelho e com a esquerda ele voltou à carga com o pilão. Não deu outra, a mulher caiu em gritos de desespero outra vez. Através do pequeno monitor, Boris observou que, sendo o pilão de tamanho inferior ao seu pênis, que era de 23 centímetros, não tocava a área atrás e abaixo da parede do útero de sua mulher na direção da região denominada “terra de ninguém” que em russo é “земля никто”. Isso corresponde, no homem, ao local onde se encontra a próstata.

Boris chegou à conclusão de que o seu pênis avantajado não fazia efeito, ao contrário do pilão, que tinha mais ou menos 15 centímetros. Ele insistiu em tocar o local com o pilão, enquanto observava as imagens e imediatamente sua mulher caiu em desespero. Ela se contorcia, revirava os olhos e babava como se tivesse sido tomada por uma força maligna. Eureka!

Três dias depois, Boris foi comprovar sua experiência com seus colegas catedráticos e alguns estudantes da área, com a teoria de que também o homem tinha o seu ponto G, que ficou inibido pela ejaculação, mas que na verdade estaria na próstata. Boris escolheu um voluntário para fazer sua experiência, primeiro nele, depois no voluntário Ivan Valeriovisk Yakove, que por sinal tinha o pênis do tamanho ideal: 15 centímetros. Constatado que sua teoria estava correta, Boris foi aclamado pela academia russa de ciências. Ele já tem palestras agendadas em todos os países do mundo até 2015 e foi convidado para ser padrinho da “The Kiev Winter Gay Parade” deste ano. Todavia, tudo tem um preço, inclusive no avanço da ciência; Yelena depois dessa experiência ficou meio abobada, vive cantando velhas canções patrióticas da época gloriosa da União Soviética. Já, Ivan Valeriovisk Yakove, passou a viver na casa de Boris, ajudando-o nas pesquisas e nas coisas de casa. Ruska ficou surdo e nunca mais foi o enxadrista de antes.

Reportagem e Tradução do russo para o português: Nuno Antônio D’Almada – pro Jornal português Ciências e outros Ofícios Correlatos

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Circuito Tela Verde e Circula em Itajaí!
























Pessoal, recebi um email da minha amiga "ativista" do meio ambiente, Isadora Odebrecht, divulgando o Circuito Tela Verde, que no ano passado se realizou no Café&Cultura, no Mercado Público - Mercado Velho - em Itajaí e agora está na Biblioteca da UNIVALI.

http://www.circuitotelaverde.blogspot.com/

Vamos prestigiar!

domingo, 16 de maio de 2010

Notícia arretada!




RECIFE RENASCE COM O PORTO

Urbanização // Orçado em 25 milhões, armazéns hoje desocupados darão espaço às áreas de lazer e cultura, numa extensão de 1,3 km


Por Tânia Passos / taniapassos.pe@dabr.com.br

"Para uma cidade que nasceu e cresceu no entorno do seu porto, não há como ignorar a importância desse marco urbano. A história do Porto do Recife está intimamente ligada ao surgimento e ao desenvolvimento da cidade, entre os séculos 16 e 20. Hoje, no entanto, é quase uma lem..."

Para ler a matéria completa, clique aqui: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/05/16/urbana2_0.asp

Da equipe do Pernambuco.com

quinta-feira, 13 de maio de 2010

NEGROS CONTRA O CONSERVADORISMO E O RACISMO








"NEGROS CONTRA O CONSERVADORISMO E O RACISMO
por Rodrigo Vianna

Neste dia 13 de maio, passados 122 anos da lei áurea, o movimento negro tem como palavra de ordem “por uma verdadeira abolição”. Os afrodescendentes são vítimas diárias de discriminação social e da violência policial. Negros constituem a maior parte da população das favelas e, conseqüentemente, sofrem pela habitação precária com falta de saneamento, educação e serviços de saúde.

Estudos indicam que um jovem negro tem três vezes mais chances de ser executado do que um jovem branco. Foi o que aconteceu recentemente com os motoboys negros assassinados por policiais militares em São Paulo – um foi morto dentro do quartel e o outro, diante da mãe.

Diversas entidades exigem um posicionamento de Alberto Goldman (PSDB), governador de São Paulo, sobre os episódios e a punição dos culpados. Leia abaixo entrevista com Douglas Belchior, integrante da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras(os) e Classe Trabalhadora), sobre as demandas do movimento. A reportagem é da Radioagência NP

===


Movimento negro quer explicações sobre assassinatos

Organizações do movimento negro devem protocolar um documento exigindo que o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), dê explicações sobre a série de assassinatos de jovens negros cometidos por policiais militares. Os movimentos fazem referência às mortes dos motoboys Eduardo Luis Pinheiro dos Santos, morto dentro de um quartel da Polícia Militar, e Alexandre Menezes dos Santos, assassinado por policiais diante da mãe na porta de casa, na capital paulista.

O integrante da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras(os) e Classe Trabalhadora), Douglas Belchior, explica o objetivo dos movimentos:

“Nós não vamos continuar morrendo sem fazer nada. Além da explicação pública, vamos exigir a punição [aos criminosos] e o posicionamento do governo em relação a essas arbitrariedades. A juventude e a população negra e pobre sofrem cotidianamente com a violência da polícia. Não tenha dúvida de que a ação da polícia é reflexo de um pensamento na Par



As organizações também querem explicações sobre a chacina na Baixada Santista em abril, que provocou a morte de 17 jovens, a maioria negros e sem antecedentes criminais.

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inquéritos policiais para investigar os assassinatos. Os movimentos negros, entretanto, não têm confiança nas apurações. Para Douglas, enquanto couber à polícia investigar a si mesma os crimes não serão apurados.

De janeiro a março deste ano, 146 pessoas foram assassinadas por policiais no estado de São Paulo. O número é 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.
===

Para informações sobre a manifestação que ocorrerá hoje, em São Paulo, clique aqui:"
http://www.uneafrobrasil.org/13%20de%20maio_2010.pdf

quarta-feira, 12 de maio de 2010

E tome besteira!




CONTRARIAR INTERESSES É:

- Tirar um pedaço do bolo do casamento da irmã, antes dela oferecer o primeiro pedaço ao chefe dela e também padrinho do casamento.

- Comer a mulher do presidente da empresa.

- Comer a mulher do presidente da empresa primeiro que o diretor geral.

- Comer a irmã de seu melhor amigo dizendo que ele iria comer a sua primeiro.

- Comer a amásia do traficante do bairro e espalhar na outra comunidade rival a dele.

- Gastar a grana guardada pra fazer a festa de fim de ano da turma da repartição.

- Pegar a boneca da filha de teu vizinho ranzinza e dar pro pitbull do outro vizinho chato quando os dois estiverem chegando em casa.
- Esconder as moletas da tua tia Leleca quando ela chegar para o cozido oferecido na lage do primeiro andar de tua casa.
- Esvaziar as garrafas de uísque e cervejas na frente de Tonhin da Garrafa em processo de abstinência.
- Pedir milk-shake e uma torta de limão com caramelo na frente de tua avó diabética.

- Molhar todos os papéis higiênicos durante a feijoada do Zelão no sítio do Zelão longe 100 km do único mercadinho da região.

- Fumar o último cigarro de teu amigo Zezin “Sem filtro”, durante a pesca em alto mar.

- Divulgar os vídeos incriminadores dos políticos de tua cidade.

- Cortar os “30 por cento” a todos os deputados estaduais e federais. Ah, também aos senadores.

- Dizer não pro Zé Serra.

- Mostrar para FHC todos os vídeos e reportagens de revistas e jornais internacionais elogiando Lula.

- Fotografar uma viatura cheia de PMs, parando num matagal com um suspeito.

- Falar mal do autor dessas bobagens escritas acima.

E tome mais poesia!




PIRÊI


Batatinha

quando no meu prato,

se esparrama sozinha;

nhãme, nhãme,

batatinha.

E tome poesia!




Meados de Abril e início de Maio foram marcados por dois eventos literários importantes em Itajaí, Santa Catarina.

O primeiro foi o lançamento do Contos de Facas, do poeta Enzo Potel. O segundo, o relançamento de Celacanto, de Antônio Carlos Floriano em parceria com o cultuado poeta itajaiense Bento Nascimento, falecido em 1993.

Ambos lançamentos foram muito concorridos por diversos segmentos da cultura local, o que mostrou existir, em Itajaí, um grande interesse pela poesia. Eu, particularmente, não sou chegado, minha praia é mesmo a prosa, contudo, reconheço nestes dois livros recém lançados, muita criatividade e um profundo rigor poético de seus autores em suas obras.

Parabéns aos dois livros.

Ah, louvo também o grande interesse por essa forma de arte por parte dos itajaienses.
Aqui vão dois poemas:
INÚTIL
E cachorros me chamavam
de inútil
vaso e confuso, torto e enganado.
E o sol se punha dentro de
armários
atrás de óculos escuros
e de que adianta ter
orgulho.
E eu até mutilaria o meu rosto
como se o feio trouxesse
humildade.
Como se humildade
trouxesse alguém.
Enzo Potel
*******************************
PORTA-RETRATO
Apesar de ouvir os discos selecionados
e rever fotos e poemas antigos
Apesar da nostalgia da tarde
entre blues e sonetos
estava com acesso de gases
que empesteava de um topor acebolado
tantas recordações...
Antônio Carlos Floriano e Bento Nascimento

domingo, 9 de maio de 2010

A mãe do Dia das Mães.






Ann Jarvis foi a responsável pela introdução do dia das mães como feriado em West Virginia em 1858, que além de fazer uma homenagem a sua mãe, foi no intuito também, de estancar o crescimento da mortalidade infantil em sua comunidade. Ela lutou a vida toda para manter esse dia como feriado e sua exploração comercial. West Virgina foi o primeiro estado a instituir o dia das mães como feriado.

sábado, 8 de maio de 2010

E dá-lhe chibata!



O Presidente, Lula, acabou de lançar o João Cândido, navio fabricado em Suape/Pernambuco. Com isso, o presidente, não só resgatou a nossa indústria naval, como também, chamou o país ao bom debate sobre os direitos humanos, batizando o petroleiro com o nome de um marinheiro e não de um almirante - como frisou o jornalista Rodrigo Vianna -, porém como se costumava ser.

João Cândido foi o marinheiro que comandou a revolta contra os maus tratos aos negros pela Marinha do Brasil. O episódio ficou conhecido como a Revolta da Chibata e João Cândido como o Almirante Negro.

É desse Brasil que nos orgulhamos!

Ah, além disso, o estaleiro foi montado no Nordeste. Outro marco simbólico.

Aqui está o link da Petrobras: http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=22562.

Lá fora está chovendo...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Eu e o melhor da musicalidade Itajaiense








Eu, ladeado por dois dos mais importantes e criativos músicos de Santa Catarina: Carlos Coria e Ricardo Capraro.