sábado, 25 de junho de 2011

O tiozinho não é fácil não!























Gente, aqui vai mais uma matéria falando sobre os problemas que uma grande parte dos países latinos amricanos enfrentam com as políticas expansionistas do Tio Sam na região. O artigo foi retirado do blog de Rodrigo Vianna, O Escrevinhador.

______________________________________________


Frente Socialista de Porto Rico denuncia perseguição do FBI

Porto Rico, uma colônia dos EUA; gringos queriam o mesmo para Cuba
publicada quarta-feira, 22/06/2011 às 11:14 e atualizada quarta-feira, 22/06/2011 às 11:14

Em discussão há 30 anos, Nações Unidas não avança no processo de descolonização


Por Camila Maciel, da Adital

O Comitê de Descolonização das Nações Unidas (ONU) retomou, nessa segunda-feira (20), o debate sobre a situação de Porto Rico. O Comitê debate anualmente a questão, há pelo menos três décadas, sem que se resolva o pleito dos que querem o fim da centenária relação de dependência dessa ilha com os Estados Unidos (EUA). Diante desse quadro, a Frente Socialista de Porto Rico denuncia a inação do Comitê e o acusa de cumplicidade com os EUA.

A Frente pede que a questão seja discutida no âmbito do Pleno da Assembleia Geral das Nações Unidas. “Seguir postergando essa discussão e intervenção internacional é converter-se em cúmplice de um sistema que continua em seu plano de aniquilar uma nacionalidade com o intuito de manter um enclave econômico-militar no Caribe”, afirma o Comunicado de Imprensa da Frente Socialista.

Este ano, o debate no Comitê está sendo realizado aproximadamente uma semana depois da visita de Barack Obama, presidente dos EUA, a Porto Rico. Durante a visita, o tema veio à tona pelos protestos de movimentos sociais. Eles reivindicaram independência e liberdade para presos políticos que lutam pela descolonização da ilha.

A visita foi a primeira de Obama, após 50 anos da ida de John F. Kennedy. Barack Obama, que estaria fazendo campanha para sua reeleição em 2012, prometeu realizar plebiscito sobre o tema. Os movimentos rechaçam e duvidam de tal postura, já que sequer podem manifestar livremente suas opiniões atualmente, diante da repressão aos independentistas. Oscar López Rivera, por exemplo, é o preso político mais antigo do hemisfério, detido há quase três décadas.

Nesse sentido, o comunicado da Frente Socialista de Porto Rico denunciou também “a criação de um grupo especial do FBI [Departamento Federal de Investigações] para perseguir e deter os lutadores políticos, classificando-os em uma nova categoria de terroristas domésticos, a qual permite às agências repressivas federais dos Estados Unidos violarem nossos direitos e utilizar todos os recursos para perseguir os independentistas”.

O Comitê discute um projeto de resolução, apresentado por Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela. O projeto enfatiza a urgência de que o governo estadunidense assuma sua responsabilidade de propiciar um processo que permita aos porto-riquenhos exercer seu direito inalienável à autodeterminação. Tal ação de solidariedade desses países é recebida com apreço pelos membros da Frente.

“O projeto de resolução afirma que Porto Rico é e seguirá sendo, por sua cultura, história e tradições e, especialmente, pela inquebrantável vontade de seu povo, uma nação latino-americana e caribenha, com uma identidade nacional própria, que os porto-riquenhos souberam manter mesmo com o processo colonizador ao qual estão submetidos”, afirmou o diplomata cubano, Pedro Núñez Mosquera, com representação no Comitê.

Breve histórico

Porto Rico esteve sob colonização espanhola por cerca de 400 anos. Em 1898, o exército estadunidense invadiu a ilha durante a chamada Guerra Hispano-cubano-americana e o território passou a ser colônia norte-americana. Desde então, os porto-riquenhos têm nacionalidade norte-americana. Desde 1952, Porto Rico está sob o status de Estado Livre Associado. Até hoje, parte de sua população a luta pela total desvinculação com os Estados Unidos, mesmo sofrendo intimidações e repressões.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pobre de mi LatinaAmérica!















É mesmo lastimável o que aconteceu e ainda acontece com a nossa pobre LatinaAmérica. Até quando vamos aguentar coisas desse tipo chegarem aos nossos ouvidos e olhos e nos silenciarmos como cordeiros prontos pro abate, pro sacrifício? Será que nosso destino está traçado para todo-sempre, como povos de segunda classe?

"As experiências “nazistas” dos EUA
Brizola Neto do Tijolaço - de 08 de Junho de 2011

Perdoem-me, é terrível e chocante. Por isso mesmo precisa ser lida esta reportagem publicada hoje pelo jornal inglês The Guardian. Repugnante, enojante, mas real e até oficialmente reconhecida. Leiam, me perdoem a má tradução, mas era impossível deixar no silêncio.

“Marta Orellana diz que estava brincando com amigos no orfanato, quando o chamado soou: “Orellana à enfermaria Orellana para a enfermaria..”

Esperando por ela foram vários médicos que ela nunca tinha visto antes. Os homens altos, com pele clara, que falou que ela imaginou que seria inglês, além de um médico da Guatemala. Eles tinham seringas e frascos pequenos.

Eles ordenaram que ela se deitar e abrir as pernas. Constrangida, ela trancou joelhos unidos e abanou a cabeça. O médico guatemalteco deu um tapa em seu rosto e ela começou a chorar. “Eu fiz o que foi mandado”, lembra ela.

Hoje, a menina de nove anos de idade é uma bisavó de 74 anos e de olhos remelentos, mas a angústia do momento que perdura. Foi assim que tudo começou: a dor, a humilhação, o mistério.

Era 1946 e os órfãos na Cidade da Guatemala, juntamente com os prisioneiros, recrutas e prostitutas, tinham sido selecionados para um experimento médico que atormentam muitos, e permaneceu em segredo por mais de seis décadas.

Os EUA, preocupados com soldados voltando para casa (da 2ª Guerra) com doenças sexualmente transmissíveis, infectou cerca de 1.500 guatemaltecos com sífilis, gonorréia e cancro mole para testar um dos primeiros antibióticos, a penicilina.

“Eles nunca me disseram o que estavam fazendo, nunca me deram a chance de dizer não”, disse Orellana esta semana, sentada em seu barraco na Cidade da Guatemala. “Vivi quase minha vida inteira sem saber a verdade. Que Deus os perdoe.”

O governo dos EUA admitiu a experiência em outubro, quando a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o secretária de Saúde, Kathleen Sebelius, emitiram uma declaração conjunta pedindo desculpas por “pesquisas tão reprováveis” sob o pretexto da saúde pública. Barack Obama, telefonou para seu colega guatemalteco, Álvaro Colon, também para pedir desculpas.

Susan Reverby, professor da Faculdade Wellesley, em os EUA, descobriu a experiência enquanto pesquisava o “Estudo Tuskegee” sobre sífilis, em que centenas de homens afro-americanos não foram tratado,s durante 40 anos a partir da década de 1930.

O estudo da Guatemala foi mais longe por terem infectado deliberadamente estas pessoas. Não só violam o juramento de Hipócrates não causar males, mas aproximaram-se dos crimes nazistas expostos, nesta mesma época,nos julgamentos de Nuremberg.

As vítimas permaneceram em grande parte desconhecidas, mas o The Guardian entrevistou as famílias dos três sobreviventes identificados até agora pela Guatemala. Eles narraram suas vida,s destruídas por doenças, negligência e perguntas sem resposta.

“Meu pai não sabia ler e o tratavam como um animal”, disse Benjamin Ramos, 57, filho de Federico, 87, um ex-soldado. “Esta foi a experiência do diabo.”

Mateo Gudiel, 57, disse que seu pai, Manuel, 87, outro ex-recruta, tem infecções de sífilis ligadas à demência, e dores de cabeça. “Parte disso pode ter sido passada para mim, meus irmãos e nossos filhos.” As crianças podem herdar a sífilis congênita.

Mais da metade dos indivíduos eram soldados de baixa patente, entregues por seus superiores a médicos americanos, trabalhando a partir de uma base militar na capital. Os norte-americanos, inicialmente infectavam prostitutas ao manterem relações sexuais com os presos, antes de descobrirem que era mais “eficiente” para infectar soldados, pacientes psiquiátricos e órfãos com a bactéria da sífilis.

Na Guatemala, o inquérito oficial, chefiado pelo seu vice-presidente, deve publicar seu relatório em junho. “O que mais me impactou foi como pouco valor era dado a estas vidas humanas. Eles eram vistos como coisas a serem usadas”, disse Carlos Mejia, membro da comissão de inquérito e chefe do Colégio de Médicos da Guatemala.

Os cientistas dos EUA trataram 87% dos infectados com sífilis, mas perderam o rasto dos outros 13%. Dos tratados, um décimo teve uma infecção recorrente.(…)

“Eles não me disseram porque me escolheram”, disse Orellana, que tinha quatro anos quando foi enviados a uma instituição depois que seus pais morreram. Depois da sondagem ginecológica inicial, quando ela supõe que ela foi infectada,recebeu penicilina semanalmente. “Meu corpo doía e eu estava com sono, eu não queria brincar.” Pelo menos 10 outras meninas também foram escolhidas para o estudo, acrescentou.

O tratamento falha – e mesmo como adulta, quando ela trabalhava como empregada doméstica e nas fábricas, os médicos diziam apenas que ela tinha “sangue ruim”, deixando seus males como um mistério. Um marido “amoroso e paciente” a ajudou a superar problemas de intimidade. Ela tem cinco filhos, 20 netos e oito bisnetos.

Quando os EUA finalmente reconheceram o escândalo,em 2010, Maria Orellana estava muito lesada fisicamente , mas ainda que lúcida, estava como que hipnotizada. Ela testou positivo para a sífilis, disse Rudy Zuniga, um advogado que representa as alegadas vítimas de uma ação coletiva nos EUA. Apenas um punhado das 1500 pessoas originamente infectadas ainda podem estar vivas, mas pode haver dezenas se não centenas de crianças infectadas e netos, disse ele.”

terça-feira, 7 de junho de 2011

Por um só continente!

Eu penso que é mesmo uma lástima vivermos num país que fala mal uma língua que só faz parte dos negócios e de outros interesses que não o da afinidade regional. Eu falo da lingua inglesa. Ela é importante? Sim, é, mas ao meu ver, o Brasil peca em não falar o Espanhol:  estamos isolados no meio de tantos países de língua espanhola e só nós falamos o Portugês. Por esse motivo, creio que se faz necessário um grande esforço para motivar os brasileiros no exercício da lingua de Cervantes, de  Pablo Neruda, de Garcia Marques, de Jorge Luís Borges, de Vargas Llosa, de Violeta Parra e de tantos outros hermanos y hermanas cujo trato com esta bela língua, nos deram riquíssimas jóias literárias.

A propósito desse desabafo, aqui posto uma frase do grande gênio da pintura espanhola e mundial acerca da arte:

"Uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação. Ele tem de ser agarrado pelo pescoço e sacudido; é preciso torná-lo consciente do mundo em que vive, e, para isso, primeiro ele precisa ser arrancado deste mundo."- Pablo Picasso

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Por favor, não confundam a data!



















Pessoal, não confundam, hoje é o dia  internacional dedicado a essas abnegadas do sexo (pago!) que são as prostitutas e não o dia dedicado aos políticos, esses abnegados do "15%". Abaixo, segue a matéria publicada pelo portal NE 10, do Jornal do Commercio/PE.

PS: Tem partido político por aí, que não tem a  organização dessas profissionais, contudo, tem uma promiscuidade que ultrapassa os limites da boa e equilibrada prostituição que as homenageadas de hoje têm!


GRANDE RECIFE // PROFISSIONAL DO SEXO



Evento no centro do Recife marca o Dia Internacional da Prostituta


Publicado em 01.06.2011, às 21h01


Do NE10

Atividade é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego


Garota de programa, meretriz, messalina, mulher da vida. São muitas as definições para quem oferece serviços sexuais em troca de dinheiro. O dia 2 de junho foi instituído como o Dia Internacional da Prostituta. Para marcar a data, será promovida uma ação integrada de serviços na Praça da Independência, conhecida como Praça do Diário, na área central do Recife, na tarde desta quinta (2). O evento irá contar com a participação de órgãos públicos na divulgação dos direitos da classe e promoção de ações de saúde e cidadania.


Apesar da comemoração, a categoria acredita que houve poucos avanços quanto ao reconhecimento da profissão e mantém a luta contra o preconceito. "O que queremos é que nossos direitos sejam garantidos e que sejamos respeitadas como qualquer outra profissão", diz a coordenadora da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), Nanci Feijó.


Uma pesquisa realizada pela associação na capital pernambucana em 2010 contabilizou 243 profissionais trabalhando no município. Destas, 44% têm entre 18 e 29 anos. Nanci Feijó reconhece que o número encontrado está aquém da realidade, mas justifica. "O estigma ainda é muito forte. Muitas delas não se identificam e têm preconceito com elas mesmas, além de ter medo de assumirem para a família". Um dos trabalhos da associação é lutar pela cidadania da categoria, pelo respeito a seus direitos, contra a violência, o preconceito e a discriminação.


A atividade já é reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego na categoria "profissional do sexo". Na legislação brasileira, a prostituição não é considerada crime. No entanto, a exploração da atividade da prostituta é punida pelo Código Penal Brasileiro. As penas podem variar de um a 10 anos de reclusão para quem tira proveito de prostituição alheia ou impede que a prostituta abandone as suas atividades.


DATA - O dia 2 de junho foi instituído como o Dia Internacional da Prostituta por conta de um movimento organizado por 150 profissionais do sexo na França. Elas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, em 1975, para protestar contra multas e detenções e até contra assassinatos de colegas que não eram investigados.


As mulheres exigiam que o seu trabalho fosse considerado "tão útil à França como outro qualquer". Outras 200 prostitutas percorreram as ruas de carro denunciando que eram vítimas de perseguição policial.





quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sonhar não é pecado!

















Pessoal, aqui vai um poema reflexivo do paulistano João Scalabrini, uma grande figura que tive o prazer de conhecer aqui em Chapecó. O problema, é que o João é "parmerense", mas quem entre os cristãos já não pecou na vida?

Brincadeirinha, João! Eu até sou pela diversidade esportiva!


“Sonho” De Gente Grande

Por: João Scalabrini Filho

Num mundo inculto onde o analfabeto lê.


Num mundo incrédulo onde o ateu crê.


Faz-se parecer que nada disso se vê.


Pois os interesses de alguns, é o que se faz valer.


No início do crepúsculo lá se vai mais da metade da vida.


Valores mudados, nem certos nem errados.


Escorrem por entre os dedos, sem se saber os lados.


Nada feito, nada construído, obra nenhuma.


Porém, por outro ângulo de um mundo redondo.


Pensa em algo, mas é totalmente hediondo.


Corre em busca do tal vil metal,


E nem percebe, por nada o quanto é letal.


Protecionismo a parte, racial, sexual, vegetal ou mineral.


Vai se construindo uma teia de minorias e coisa e tal.


Sem se avaliar de verdade qual é a necessidade real.


No fim o objetivo é distorcido e mau.


O que dizer se não é fato, a máxima que deixa o caldo mais grosso


O que é meu é meu, o que é seu é nosso.